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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

​USO DAS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NO RECRUTAMENTO


Ao recrutar um profissional, as empresas costumam usar alguns parâmetros, como a descrição do cargo, as competências que serão exigidas, o nível de prioridade para preenchimento da vaga, entre outros. Porém, na prática, nem sempre é isso que acontece.

Grande parte das empresas realizam o processo de recrutamento de forma superficial, com base na formação e experiência do candidato. Já as competências somente são detectadas após o recrutamento, quando são feitas entrevistas, dinâmicas de grupo, e outras técnicas.

Para que um processo de seleção seja eficaz é importante que a empresa esteja bem organizada para realizar o recrutamento. Um planejamento anual do setor de RH, baseado nas informações de rotatividade (desligamentos e admissões) do ano anterior, auxilia nas contratações do próximo ano.  



Além disso, a empresa deve ter um catálogo de cargos muito bem elaborado, conforme as competências exigidas para a determinada vaga, que assim não é necessário criar um perfil sempre que haja a necessidade de contratação.

Essa preparação do RH, além de tornar a contratação mais ágil, acaba determinando a pessoa certa para o lugar certo, sem necessidade de novos processos de recrutamento e todo o transtorno que o preenchimento de uma vaga acaba trazendo para o andamento da empresa.

É importante ressaltar, contudo, que este catálogo de cargos não é eterno. Tanto ele, quanto o planejamento anual de contratação mudam conforme as necessidades atuais da empresa. Sendo assim, um bom preparo antecipado na elaboração de perfis, aliado a essa ferramentas, tornam o o processo de recrutamento e seleção altamente eficaz para o empregador.

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