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sexta-feira, 29 de agosto de 2014

(FALTA DE) COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS


A falta de comunicação é, sem dúvida, um dos principais problemas encontrados entre funcionários e empresa. Quanto menos informação as pessoas tiverem em relação aos processos da empresa, maiores são as chances para boatos, que acabam prejudicando resultados. Isso traz sérias consequências à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais.

Existem dois pontos cruciais que pouco são trabalhados internamente. Um, são as informações relacionadas ao dia-a-dia do funcionário como possível corte de pessoal, fusão ou compra de uma empresa, perda de contrato, etc. Outro, é a propaganda do próprio produto da empresa, que muitas vezes não percebe que o funcionário pode ser um grande divulgador do que o empregador pretende vender.

Situações que envolvem boato como demissões e mudanças na equipe costumam gerar grande estresse entre os colaboradores e isso afeta diretamente a produtividade dos envolvidos.


Já a falta de informações sobre o produto/serviço, sem uma campanha de marketing interno adequada faz com que os funcionários não conheçam profundamente o que a empresa oferece aos clientes, e não tenham confiança o suficiente para repassar através do boca a boca as vantagens daquilo que ele ajuda a produzir.  

Para ambos os casos, a única saída para evitar tais tipos de problema é investir em comunicação interna.

A comunicação interna deve ser responsável pela troca de informações dentro de um ambiente de trabalho, ao circular o conhecimento de forma vertical (da diretoria para os empregados) ou horizontal (entre funcionários do mesmo nível de subordinação).
Existem diversos instrumentos que favorecem o êxito da circulação das notícias dentro de uma empresa. Publicações impressas (jornais, revistas e boletins), jornal mural, intranet e newsletters são alguns exemplos. Aliados a um bom planejamento empresarial, eles são verdadeiras ferramentas estratégicas para aumentar a confiabilidade entre funcionários e líderes e auxiliar na otimização do tempo nas tomadas de decisões.

Não podemos esquecer que, quanto mais informados sobre o cotidiano da corporação, os profissionais estiverem, mais eles estarão envolvidos com a missão da empresa e, conseqüentemente, a produtividade será cada vez maior. Assim como o aproveitamento do tempo, antes dispensado em conflitos gerados pela falta de informação.

Com o mercado altamente competitivo, a comunicação interna também se torna imprescindível para capacitar funcionários para novos desafios. Seguindo essa tendência, a comunicação interna deixa de ser algo periférico para se tornar ferramenta imprescindível na relação da produtividade com o tempo. 

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